Hoje, dia 29 de outubro, fui com escola a Guimarães. Fui lá porque, a partir de agora, vamos começar a estudar a História de Portugal e dizem que foi nessa cidade que o nosso país nasceu.
À chegada, fomos ao Paço dos Duques de Bragança onde, à entrada, havia uma grande estátua de Dom Afonso Henriques.
No Paço dos Duques, vi logo uma catapulta de torção, uma arma de guerra antiga.
Quem nos guiou na visita foi Dona Constança de Bragança. Ela era muito simpática e explicou-nos tudo muito bem.
Lá dentro vi: trinta e nove chaminés muito altas; uma capela, onde Dona Constança fazia as suas orações; tapeçarias; móveis antigos; várias janelas; retratos de pessoas da realeza; jarros enormes; estátuas; candelabros e braseiras.
Numa tapeçaria, estava a guerra que Dom Afonso travou no norte de África, em Ceuta.
Também fomos ver o quarto de Dona Constança que tinha uma cama alta, quadros e um móvel onde ela e Dom Afonso guardavam os seus tesouros. Também havia um biombo para se vestirem e, atrás dele, uma bacia para lavar as mãos e a cara.
Numa certa sala, existiam umas janelas, a que chamavam vigias, para que, antes de Dom Afonso sair, ver se havia pessoas que lhe quisessem fazer mal. Ao lado, havia outra sala com armas e uma sala de banquetes.
A coisa mais interessante que ouvi foi que eles comiam com as mãos, que todas as pessoas comiam do mesmo prato e que, depois da refeição, as limpavam à roupa ou as davam a lamber aos cães.
Saímos do Paço dos Duques e fomos à Capela de São Miguel, onde se diz que Dom Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal, foi batizado. Fomos, também, ao Castelo de Guimarães, que estava todo em ruínas mas era muito interessante.
Quando estávamos a almoçar, começou a chover e não pudemos ver mais nada em Guimarães, então, viemos embora mais cedo.
Gostei muito da nossa visita!
Maria Inês Leão
Sem comentários:
Enviar um comentário