Uma ideia de justiça
Assistimos, hoje, no Auditório Municipal de Gaia, a uma peça de teatro "Uma ideia de justiça", com direção artística de Joana Providência do grupo de Teatro do Bolhão.
O que é a justiça? E a injustiça?
Uma Ideia de Justiça, de Joana Providência, com texto de Isabel Minhós Martins, é um espetáculo que traz estas perguntas literalmente para cima da mesa, uma mesa onde se tenta construir uma noção de justiça. À sua volta, há cadeiras especiais para sentar toda a gente: os que têm pernas compridas, os que não conseguem estar quietos, os que vêm sempre e os que não costumam ser convidados. Sobre ela, vários adereços: por exemplo, uma travessa cheia de fruta.
Quem tem mais fome? Quem ainda não comeu? Quem tem direito a esta fruta?
Levantam-se interrogações parecidas quando são direitos, deveres ou liberdades o que está em cima da mesa. Ao abordar questões como a diversidade, a escolha, a igualdade e a liberdade, o espetáculo quer ser uma ferramenta de construção de justiça. E responder à interpelação de Sophia de Mello Breyner: “Aquele que vê o espantoso esplendor do mundo é logicamente levado a ver o espantoso sofrimento do mundo.”
Sem comentários:
Enviar um comentário